Você está aqui: Fernanda Helms > Cabelo > Cronograma Capilar > Nutrição > Umectação Capilar e Método U.C.P.E.

— Cabelo —

Umectação Capilar e Método U.C.P.E.

Hoje é dia de mais um post sobre cabelo, vamos falar sobre umectação capilar. A umectação capilar é uma técnica muito usada por quem é adepto do Cronograma Capilar, mas que pode ser usada pelos não-adeptos também!
capaoleos

A Umectação Capilar é um método que nasceu na Índia – há muito, muito tempo atrás – e quem vem tomado conta do mundo, e inclusive do Brasil, é claro. Na Índia, esta técnica é chamada de Champi, homens e mulheres se beneficiam desta técnica e, dizem, que este é o segredo dos cabelos enormes das indianas.

Umectação Capilar e Método UCPE.

O conceito básico da Umectação Capilar é banhar os cabelos em óleo – principalmente a raiz – para que os fios absorvam os nutrientes do óleo. Lembra daqueles banhos de Óleo de Tutano de boi dos anos 90? É quase isso. Logo, se estamos falando de óleos e nutrição, esta etapa se encaixaria na fase de Nutrição do Cronograma Capilar. E é claro que você pode fazer a Umectação Capilar mesmo sem estar fazendo um Cronograma Capilar.

Óleos para Umectação Capilar

Existe uma infinidade de óleos que podem ser usados na umectação capilar. Mas é importante lembrar que eles devem ser 100% naturais e extra-virgens (se for o caso).

Óleos para Umectação Capilar.

  1. Óleo de Coco (tem várias marcas aqui);
  2. Óleo de Rícino/Mamona (tem aqui);
  3. Manteiga de Cupuaçu (tem aqui);
  4. Óleo de Abacate (tem aqui);
  5. Manteiga de Karité (tem aqui);
  6. Óleo de Oliva (tem aqui ou em qualquer supermercado);
  7. Óleo de Amêndoas (tem aqui);
  8. Óleo de Argan (tem aqui);
  9. Óleo de Ojon/Batana (tem aqui e aqui);
  10. Óleo de Semente de Uva (tem aqui e aqui); e
  11. Óleo de Pracaxi (tem aqui).

 

Como vocês puderam ver, o óleo de oliva é o mais fácil de achar, tem em qualquer mercado. Mas lembrem-se: tem que ser 100% vegetal e extra-virgem. Aconselho começar também pelo Óleo de Oliva porque esse é o que costuma dar mais certo para as pessoas. Pesquise as propriedades de cada óleo e escolha o seu favorito!

Como fazer Umectação Capilar

Depois de ter escolhido o óleo, a Umectação Capilar em si é bem simples. Molhe a ponta dos dedos e vá massageando o couro cabeludo suavemente, apenas com a parte macia do dedo, nunca com as unhas. Massageie por pelo menos 10 minutos, se tiver tempo faça por mais tempo! Depois da massagem vá puxando e umectando o comprimento do cabelo. Minha dica: não use muito óleo na primeira vez! Seu cabelo pode rejeitar! Comece aplicando pouco óleo e, depois de seco, analise se seu cabelo precisa de mais ou menos óleo.

A massagem estimula o couro cabeludo e a circulação e, segundo os indianos, é por isso que a técnica ajuda o cabelo a crescer. 

Você pode deixar o cabelo de 30 à infinitos minutos, algumas pessoas dormem com o óleo na cabeça.

Para retirar há duas maneiras: usando a Técnica U.C.P.E. (que explicarei detalhadamente mais abaixo) ou com shampoo. Se for retirar com shampoo utilize um shampoo Perolado e um Transparente, só assim o óleo vai sair totalmente. Confesso que não sou muito fã dessa técnica porque ela retira todo óleo e a barreira protetora que ele acabou de criar de uma maneira bem agressiva, ainda mais se for um shampoo com sulfatos fortes.

A técnica U.C.P.E.

U.C.P.E é  uma sigla para “Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar” – e não, isso não é Co-Wash.

Depois de Umectar o cabelo como expliquei acima, você vai Condicionar os fios para retirar o creme, usando um condicionador sem sulfato e sem petrolato (pra ler sobre, clica aqui) eu uso o Elséve Óleo Extraordinário Nutrição Intensa. Vá aplicando o condicionador mecha a mecha, enluvando tudo que tiver óleo. A questão da quantidade de condicionador vai variar conforme a quantidade de óleo. Não esqueça de passar na raiz também! Desembarace os cabelos com os dedos e continue seu banho, não enxague imediatamente!

A Pausa deve durar pelo menos 15 minutos. “Ah, Fernanda, mas isso é tempo demais de banho!” Sem problemas, desde que você fique dentro do ambiente úmido e quentinho do banheiro, o chuveiro pode ficar desligado e você pode se sentar alegremente no vaso para esperar. E não, não pode por touca térmica, lembra do que tem na tua cabeça? É óleo querida! Quer fritar os cabelos? Não, né.

Depois do tempo de pausa, é só Enxaguar. use bastante água até tudo sair completamente!

Nutrição com Creme

Caso você faça Cronograma Capilar, depois de Umectar e retirar (usando UCPE ou não) essa é a hora de dar mais uma nutrida usando uma máscara de Nutrição. ^^

Até a próxima!










Nenhum comentário (ainda), deixe o seu!

Deixe o seu comentário!