Você está aqui: Fernanda Helms > Cabelo > Low-Poo > Low-Poo: O que é e produtos que uso

— Cabelo —

Low-Poo: O que é e produtos que uso

Sempre tive muita curiosidade acerca do Low-Poo, mas nunca tive aquela paciência para pesquisar e procurar os produtos adequados para a técnica. Tem uns três meses que eu parei com o cronograma capilar (leia mais sobre aqui), por preguiça mesmo sabe, e porque meu cabelo já estava lindinho e tudo mais… E então, nas últimas semanas meu cabelo se tornou uma palha seca do capeta, que se enredava sozinha, um verdadeiro ninho de passarinho.
O que é Low-Poo, minha experiência e produtos que uso.

Aproveitei que deveria comprar máscaras para o cronograma e resolvi pesquisar sobre o Low-Poo. E de cara a minha favorita Silicon Mix (leia uma resenha sobre a máscara aqui) foi banida.  Mas sabe que parece que nem vai fazer falta? Vou contar tudo mais abaixo, mas antes vocês precisam saber o que é Low-Poo.

Afinal de contas, o que é Low-Poo?

Não, poo não vem de cocô em inglês, não se assuste! hahaha Low em inglês quer dizer pouco, e Poo vem de Shampoo, sacou? Logo, a técnica consiste basicamente em usar menos shampoo do que se usaria normalmente, ou shampoos mais leves. Essa técnica foi publicada por Lorraine Massey no livro/manifesto Curly Girl.

Ok Fe, então é só eu lavar o cabelo menos vezes? Não, não é só isso!

Os shampoos tem, em sua maioria, sulfatos na formulação que secam o seu cabelo, pois eles são derivados do ácido sulfúrico e do enxofre! E sim, o sulfato possui sais, por isso ele suga a águinha do seu cabelo! Mas por que diabos a indústria colocaria algo tão nocivo à saúde dos fios em uma fórmula de shampoo? Porque os mesmo shampoos possuem os petrolatos, substâncias que camuflam os danos nos fios criando o famoso “filme protetor”. Os petrolatos só podem ser removidos com o uso dos sulfatos.

Ok, mas qual é o mal nisso? O mal, é que criando esse filme nos cabelos os petrolatos não deixam nada nem de ruim nem de bom ter contato com os fios, fazendo todas aquelas hidratações, nutrições e restaurações serem, tipo, inúteis.

Mas como saber o que possui sulfatos e petrolatos? E aquela etiqueta que diz “Sem Sal” quer dizer alguma coisa? Sim, aquela etiqueta quer basicamente dizer que a marca está querendo te fazer de trouxa, fofurinha! Esta etiqueta diz apenas que a fórmula não possui Cloreto de Sódio, que é o nome científico do sal de cozinha, mas outros sais continuam lá! Fiz uma tabelinha com  os nomes dos principais compostos que você deve evitar, fica de olho:

Tabela de componentes proibidos para Low-Poo.

Além dos petrolatos, existem outras substâncias que não são solúveis em água, são os silicones. Mas usar silicones, pode? Desde que o shampoo que você usa contenha Cocamidopropyl Betaine na fórmula, sim! Além do Betaine, existem outros compostos que não são sulfatos fortes que irão dissolver os silicones. Basicamente todos os silicones mais comuns são solúveis no Betaine, por isso eu apenas procuro por ele nas fórmulas. Os silicones são: Dimethicone, Dimethiconol, Phenyl Trimethicone, Amodimethicone, Clyclomethicone, PEG-modified dimethicone e Dymethicone copolyol.

Logo, resumindo tudo seu shampoo (e outros produtos de cabelo) não devem conter Sulfatos e Petrolatos, mas podem conter Silicones se o shampoo contiver Cocamidopropyl Betaine!

Mas e esse tal de co-wash?

Co-wash é uma técnica utilizada comumente pela galera cacheada/crespa mundo à fora, mas se você for lisa e tiver cabelo seco é também recomendado! Co-wash é tão simples quanto o Low-Poo e pode ser feito em conjunto! Para realizar o co-wash basta você lavar o cabelo com condicionador.

Sim, você não leu errado, miga! Você vai sim passar condicionador na tua raiz lindamente, minha jovem!  Mas é claro, não é qualquer condicionador, além de não conter sulfatos (o que geralmente eles já não tem, mas vai saber) e petrolatos e também proibido o uso de silicones.

Você deve estar aí se perguntando porque eu lavaria meu cabelo com condicionador… Simples, para hidratá-lo/nutri-lo e evitar o ressacamento do shampoo! O condicionador já possui óleos na formulação, e possui emolientes assim como o shampoo, então, porque não?

Mas e aí, essa loucura deu certo?

Deu (muito!!!!!!!!) certo! Sério, meu cabelo foi de ninho de passarinho a seda da Índia! haha

O que eu fiz foi o seguinte:

  • Lavei meu cabelo com um Shampoo com sulfato e sem petrolatos, para retirar todos os petrolatos do cabelo. Usei o Neutrox S.O.S Tratamento de Choque e o OX Cachos Definidos, que eram os dois que se encaixavam no quesito com sulfato e sem petrolato. Olha, lavei bem, bem mesmo, até sentir que o cabelo estava ultra-limpo.
  • Só pra dar uma “carimbadinha” de leve, usei um pouco do shampoo liberado para Low-Poo, depois de enxaguar bem os outros dois.
  • Usei o condicionador liberado para co-wash como co-wash, lavando o cabelo. Nessa parte já senti enorme diferença, meu cabelo tinha ficado super seco por causa dos outros dois shampoos com sulfato.
  • Usei novamente o condicionador como condicionador mesmo, enluvando os fios, retirei todo o produto muito bem.
  • Usei uma máscara de hidratação liberada para low-poo, já que associei a técnica ao cronograma capilar.
  • Enxaguei e usei leave-in e gel para cachos também liberados.

Ufa! Deu uma trabalheira mas só porque essa foi a primeira vez!

O que eu senti é que meu cabelo se recuperou 80%! Coisa que ele só faz depois do segundo ciclo de cronograma normal. No meu desespero fiz várias vezes tratamento com Silicon Mix mas para a parte mais danificada do cabelo não estava adiantando nada. Agora com os produtos sem sulfatos e petrolatos a parte danificada até criou cachinhos fofos!  Meu cabelo nunca ficou tão definido, e eu nem fiz fitagem, imagina quando fizer! Recomendo 110%!

Produtos que eu uso no Low-Poo

Antes de qualquer coisa, recomendo a vocês olharem seus produtos, quem sabe não tem um liberado entre eles?

Produtos para Low-Poo.

Apesar de ter bastante polêmica no fato da Morte Súbita da Lola Cosmetics ser colocada como R, sinto que ela é R sim! Mas com agentes das outras fases, que auxiliam para que o cabelo não fique daquele jeito meio duro! Fiquei super triste em descobrir que a minha queratina usual é proibida, nem é uma queratina direito, parece parafina líquida! 🙁 Ainda estou pesquisando outra para usar junto com a MS!

O Shampoo da J&J é super cheirosinho, e limpa muito bem! O Condicionador da Elséve Óleo Extraordinário Nutrição Intensa eu taquei direto na cabeça e AMEI! Mas cuidado que essa linha tem outra apresentação que não é Nutrição Intensa, e ela é proibida para Co-Wash! A máscara da Pantene Hidratação Intensa e o creme da Seda Óleo Hidratação foram uma grata surpresa, baratinhos e muuuito bons! O Capicilin Define-Control eu já usava faz tempo, e é totalmente liberado!  O Dream Cream da Lola também gera polêmica sobre em qual fase ele se encaixa, para mim ele é uma super nutrição.

Perguntas Frequentes sobre Low-Poo

Se faço low-poo, preciso fazer co-wash?

Não! É totalmente opcional, mas se seu cabelo é seco eu super recomendo!

Como posso ir intercalando shampoo e co-wash?

Você pode usar assim:

  • Shampoo SS (Sem Sulfato) e SP (Sem Petrolato) + Condicionador SS e SP.
  • Shampoo SS e SP + Condicionador SS, SP e SSi (Sem Silicones) / Co-Wash.
  • Apenas Co-Wash.
  • Co-Wash + Condicionador SS e SP.

Mas se você faz low é muito importante que pelo menos uma vez na semana lave com shampoo, principalmente se outros produtos da sua rotina usam Silicones (CSi).

Se faço Low-Poo preciso seguir o cronograma capilar?

Claro que não, é totalmente opcional. ^^

Onde você aprendeu sobre Low-Poo?

Esses sites além de terem me ajudado também foram fonte de pesquisa para este post!

 

Espero que tenham gostado do post e que eu tenha conseguido esclarecer (pelo menos superficialmente) os pontos mais importantes da técnica. Até a próxima!

 

 










8 Comentários, comente também!

  1. Julia Carazolli disse:

    Oiii!!!
    Queria saber se você sabe como tratar o cabelo quem tem ceborreia e usa o tratamento less poo!
    Bjin

Deixe o seu comentário!