Você está aqui: Fernanda Helms > Cabelo > O que fazer antes e depois da progressiva

— Cabelo —

O que fazer antes e depois da progressiva

ale

Dentre todos os tipos de químicas relacionadas a cabelo, a progressiva com certeza é a mais polêmica e a mais perigosa. Em uma onda cada vez maior de adoção dos cabelos ao natural, parece que falar de progressiva é ir contra a maré. Pois coloquem seus salva-vidas e apertem bem os cintos que é pra lá que a gente vai!

Antes da Progressiva

Uma coisa que a gente tem que deixar bem claro: progressiva não é tratamento pra cabelo rebelde, seco e sem vida. Progressiva serve pra alisar.

A maioria das pessoas que vão à salões fazer a progressiva estão descontentes com seu cabelo com falta de hidratação, fios fracos, etc. A progressiva não vai te ajudar, ela pode dar um aspecto menos “judiado” para o seu cabelo, mas nunca vai fazer ele se recuperar. Muita gente se dá mal na progressiva porque está com o cabelo totalmente danificado e quer, de alguma maneira, recuperá-lo.

Miga! Apaga essa ideia da cabeça, progressiva não vai te ajudar em nada!

Para fazer a progressiva, seus cabelos precisam estar muito hidratados e com a sua estrutura (massa) em dia. No processo se perde muita água (tração da escova e chapinha muito quente) e muita massa, por causa da química.

Logo, antes de você fazer a progressiva recomendo seguir uma rotina de cuidados bem “caxias” fazendo tudo direitinho.  Faça muitas hidratações, complemente com nutrições e faça pelo menos três reconstruções antes de realizar o procedimento (uma delas deve ser a última lavagem antes do procedimento).

progressiva1

Eu ainda faço uso do vinagre, na última lavagem para selar bem as cutículas.

  • Se você quer saber mais sobre hidratação, nutrição e reconstrução, é só ler este post.
  • Se você quer saber como fazer uma ótima umectação para o processo de nutrição, tenho uma ótima neste post.
  • Para aprender a fazer queratinização em casa é só clicar aqui.
  • Outra alternativa à queratina são as proteínas dos ovos, aprenda a fazer reconstrução com claras aqui.
  • Para aprender a fazer uma selagem com vinagre de maçã é só ler este post.

Depois da Progressiva

Depois da progressiva seu cabelo vai estar fragilizado – mas calma! – se seguiu o que disse na parte de cima ele vai estar apenas levemente fragilizado. A partir de agora o melhor a fazer é usar shampoos sem sulfato ou até mesmo apenas fazer o cowash, fazendo a técnica do no poo (para saber mais sobre cowash e shampoos sem sulfato, dê uma conferida nesse post). Não acredite nos shampoos que se dizem sem sal! Procure pelo sal na composição não no rótulo frontal do produto.

Se você seguiu tudo direitinho e foi em um bom salão (parte importantíssima), seu cabelo provavelmente não está todo quebrado e elástico. Então tá na hora de continuar todos os cuidados, focando novamente nas hidratação no início (o cabelo perdeu bastante água com o calor, tá?) e depois faça nutrições regularmente e uma reconstrução pelo menos duas vezes por mês.

Corte as pontinhas pelo menos uma vez a cada três meses, isso é o máximo que seu cabelo vai aguentar, o certo mesmo é aparar as pontinhas de uns 20 em 20 dias. Lembrando, que miga, são só aquelas pontinhas feias, você mesma pode fazer isso, não fica noiada, é bem pouco, só as danificadas.

Cuide muito bem do seu cabelinho e não se esqueça de sempre observá-lo para saber do que ele precisa! E muuuito cuidado com o rebote, não é porque seu cabelo ama uma etapa que você deva fazer ela sempre!










1 Comentário, comente também!

Deixe o seu comentário!